Quinta, 19 de Junho de 2025
24°C 25°C
Olinda, PE
Publicidade

SENADO APROVA PROJETO DE TERESA LEITÃO COM DIRETRIZES ESPECÍFICAS PARA PROFESSORES DO CAMPO, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Por: Redação Fama Fonte: Redação famamax
11/06/2025 às 16h43 Atualizada em 11/06/2025 às 16h51
SENADO APROVA PROJETO DE TERESA LEITÃO COM DIRETRIZES ESPECÍFICAS PARA PROFESSORES DO CAMPO, QUILOMBOLAS E INDÍGENAS
Fotos: Mariana Leal

Valorizar os saberes tradicionais, respeitar as culturas locais e atender às especificidades de quem vive em áreas rurais, quilombos e comunidades indígenas: esse é o cerne do Projeto de Lei 4414/2024, de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), aprovado na terça-feira (10) na Comissão de Educação e Cultura do Senado. 

O texto estabelece a realização de concursos públicos com critérios próprios para selecionar professores que atuarão nessas comunidades. Também prevê prioridade na formação e contratação de candidatos pertencentes aos próprios grupos sociais contemplados.

Para a senadora, a iniciativa contribui para fortalecer a autonomia das comunidades e preservar seus saberes e tradições.

O conhecimento da realidade local e o respeito ao perfil de cada povo constituem fatores relevantes para o bom exercício profissional, além de propiciar o fortalecimento da herança cultural comum”, afirmou Teresa Leitão.

A proposta recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS), relator da matéria na comissão. Ele endossou a visão da autora:

Professores originários desses contextos têm maior capacidade de engajar os estudantes e adaptar o currículo às necessidades locais, reduzindo a evasão escolar e melhorando os indicadores de aprendizagem”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias