Domingo, 13 de Julho de 2025
21°C 27°C
Olinda, PE
Publicidade

GRAVE CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER MARCA DEBATE DO PED EM OLINDA POR APOIADOR DA CANDIDATA VIVIAN FARIAS.

A vítima foi a conselheira tutelar e suplente de vereadora, Rafaela Crispim.

Por: Redação Fama Fonte: FAMA
05/07/2025 às 08h14 Atualizada em 07/07/2025 às 12h26
GRAVE CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER MARCA DEBATE DO PED EM OLINDA POR APOIADOR DA CANDIDATA VIVIAN FARIAS.
Fotos: print de vídeo gravado no momento do tumulto.

Um grave incidente de violência contra uma mulher ocorreu durante o debate do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em Olinda. Um militante, identificado como apoiador da candidata Viviam Farias,  vestindo camisa de campanha e interagindo com seus aliados, partiu para agressões verbais e tentou agredir fisicamente uma participante do debate que estava sentada de forma pacífica. O episódio gerou indignação entre os presentes e forçou a interrupção da sessão.

A vítima da agressão é conselheira tutelar, suplente de vereadora e membro da Assembleia de Deus, Rafa Crispim. Ela precisou ser contida por pessoas próximas após o ataque, que foi registrado em boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, com a identificação do agressor.

O militante foi retirado às pressas do plenário da Câmara Municipal de Olinda, por apoiadores de Vivian, para não ocorrer o flagrante, onde o debate acontecia. A situação levou o presidente do diretório municipal do PT, Lulinha, a encerrar a sessão imediatamente, afirmando ao microfone:

"Enquanto eu for presidente, não admitirei nenhum tipo de violência contra mulher."

A vereadora Eugênia também se pronunciou de forma incisiva, cobrando respeito ao processo democrático, que será concluído no próximo domingo, dia 6 de julho.

O ex-vereador Vinícius Castello esteve presente no evento, mas deixou o local antes do ocorrido. A redação tentou contato, mas não obteve resposta, deixamos alguns questionamentos para possíveis respostas. 

A candidata Viviam Farias, apoiada pelo senador Humberto Costa, ao ser procurada por nossa equipe para comentar sobre o militante agressor e confirmar sua filiação, recusou-se a responder qualquer pergunta, chegou a gritar com nossa editora-chefe.  Durante o debate, ela demonstrou instabilidade emocional, possíveis distorção do discurso entre a fala e a ação posterior ao episódio, e deixou o local escoltada por diversos homens, inclusive impedindo o acesso da imprensa, o que contradiz a postura esperada de uma candidata que se apresenta como representante feminina. (Nossa redação gravou vídeo).

Enquanto isso, o candidato conhecido como Mardomio teve uma postura tranquila e respeitosa, demonstrando equilíbrio. Já o candidato Hélder, que mostrou tranquilidade e equilíbrio durante o debate e com proposta de diálogo e avanço, aparentou estar abalado com o episódio, especialmente por sua esposa estar sentada próxima ao agressor no momento da confusão. Segundo presentes, o agressor deveria ter sido conduzido à delegacia para autuação em flagrante.

A conselheira Rafa Crispim registrou o boletim de ocorrência e pediu providências.

“Até quando nós, mulheres, seremos agredidas? Até quando outras mulheres e homens vão se calar ou apoiar esse tipo de violência?”, questionou.

Histórico político do agressor.

Agressor em debate do PED Olinda era ligado à base de Izabel Urquiza e surpreendeu ao apoiar Vivian Farias

Segundo relatos de participantes e lideranças partidárias, o homem envolvido no episódio de violência verbal e tentativa de agressão durante o debate do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em Olinda é conhecido como “Macaxeira”. Ele foi candidato a vereador no último pleito, pelo partido Democracia Cristã (DC), integrando a base de apoio da então candidata Izabel Urquiza, que concorreu à prefeitura com apoio do Partido Liberal (PL). No primeiro turno.

A presença de Macaxeira no evento vestindo a camisa da candidata Vivian Farias e demonstrando proximidade com sua equipe de coordenação e apoiadores causou surpresa entre os presentes. Relatos apontam que ele estava fazendo fotos ao lado de membros da campanha e se posicionou ao lado do púlpito durante todas as falas de Vivian, comportamento que evidenciava uma suposta integração à campanha dela.

Além disso, em suas redes sociais ele aparece ao lado da delegada deputada Gleide Ângelo, nos últimos festejos juninos. Nossa redação procurou a delegada através da assessoria de comunicação, não houve resposta.

O caso gerou revolta entre participantes e lideranças petistas, principalmente pelo fato da vítima da agressão ser uma mulher evangélica, conselheira tutelar, suplente de vereadora e reconhecida por seu trabalho comunitário em Olinda. O episódio levanta questionamentos sobre a segurança nos espaços de debate político e o controle sobre a atuação de militantes durante o processo interno do partido.

A pergunta que ouvimos e  fica no ar: é esse formato que os militantes históricos do PT querem para sua direção?

O blog famamamax seguirá acompanhando o desdobramento da eleição e os possíveis impactos do caso, que pode inclusive levar a possíveis renúncias ou punições partidárias. O processo eleitoral do PED, antes marcado por debates acalorados, agora também traz à tona a urgente reflexão sobre a segurança, o respeito e o papel da mulher na política e sendo omissa por outra mulher.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias