A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou na noite da última sexta-feira (27) do São João da Moda, realizado no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. O evento, que acontece no Pátio da Moda, no Parque Wellington Monteiro, se consolidou como um dos principais festejos juninos do Estado e segue até este sábado (28).
Acompanhada do prefeito Helinho Aragão e de lideranças políticas da região, Raquel circulou entre o público, cumprimentou moradores e turistas, e destacou a importância da festa para a geração de emprego, renda e valorização da cultura pernambucana.
“Em Pernambuco, a gente sabe que o São João gera emprego e renda. Eu não poderia deixar de prestigiar essa festa. A prefeitura está realizando um evento belíssimo e o Governo do Estado está presente, apoiando e garantindo o São João mais seguro da nossa história”, afirmou a governadora.
A segurança do evento é garantida por uma operação integrada da Secretaria de Defesa Social (SDS), com mais de 960 profissionais das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. O esquema também conta com drones, videomonitoramento em tempo real e câmeras com reconhecimento facial.
A secretária executiva de Cultura, Yasmim Neves, reforçou o compromisso do governo com as manifestações populares:
“O festejo junino é um momento de valorização, de democratizar os acessos e dar oportunidade àqueles que vivem e fazem cultura o ano todo.”
Segundo a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, a edição deste ano deve superar os 600 mil visitantes e gerar impacto econômico superior a R$ 100 milhões, com cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos criados.
A principal atração da noite foi o cantor Xand Avião, que animou o público e exaltou a tradição junina de Pernambuco:
“No São João, o Estado dá um verdadeiro doutorado em fazer festa”, declarou.
Também acompanharam a agenda da governadora o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, o secretário executivo da Casa Civil, José Pereira, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, além de vereadores e lideranças locais.
Edição: FAMA
Fotos: Janaína Pepeu / Secom-PE -