Domingo, 13 de Julho de 2025
21°C 27°C
Olinda, PE
Publicidade

TURISTAS E EXCURSIONISTAS CONSIDERAM O SÃO JOÃO 2025 O MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS, APONTA PESQUISA.

Caruaru, Gravatá, Petrolina e Arcoverde lideram satisfação do público; ocupação hoteleira atinge 100% em diversos municípios e movimentação aérea ultrapassa 249 mil assentos ofertados

Por: Redação Fama Fonte: redação famamax
27/06/2025 às 05h54 Atualizada em 27/06/2025 às 01h30
TURISTAS E EXCURSIONISTAS CONSIDERAM O SÃO JOÃO 2025 O MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS, APONTA PESQUISA.
Foto: Arthur Marrocos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur, divulga os resultados preliminares da pesquisa realizada durante os festejos do São João 2025, destacando a força das tradições juninas como atrativo turístico e vetor de desenvolvimento regional. A sondagem, promovida pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, entrevistou quase 3 mil visitantes.

Os dados revelam altos índices de aprovação, retorno e recomendação dos festejos, com destaque para Petrolina e Caruaru, que registraram os maiores percentuais de visitantes que consideraram o São João “melhor” que a última visita — 77,9% e 82,2%, respectivamente. A intenção de retorno fora do período junino também chama atenção: Caruaru (87,02%) e Petrolina (86,12%) lideram entre os destinos mais desejados ao longo do ano.

“Os números comprovam o que vimos nas ruas: Pernambuco viveu um dos maiores ciclos juninos de sua história. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o nosso São João cresceu na capacidade de atrair visitantes, movimentar a economia e gerar oportunidades”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

“Os resultados da pesquisa somente confirmam a força do trabalho desenvolvido pelo Governo Raquel Lyra em valorizar a cultura e fazer do São João um dos principais períodos turísticos de Pernambuco. Ver a aprovação do público e a ocupação hoteleira atingir 100% em tantos municípios é reflexo das ações que realizamos em prol da promoção do destino Pernambuco. Assim, fortalecemos ainda mais os ciclos festivos que movimentam a economia, geram empregos e projetam o estado como destino de excelência o ano inteiro”, declara Eduardo Loyo, presidente da Empetur.

A hospitalidade, a programação cultural e a estrutura dos eventos foram altamente avaliadas, com médias acima de 90% entre ótimo e bom na maioria dos municípios. A pesquisa também destacou que 98,7% dos entrevistados apontaram o São João como o principal motivo de viagem, reforçando o apelo cultural e afetivo da festividade.

Na hotelaria, muitas cidades atingiram 100% de ocupação, entre elas Caruaru, Gravatá, Arcoverde, Petrolina, Carpina, Triunfo e Santa Cruz do Capibaribe, consolidando a alta demanda pelo interior do estado. A permanência média dos turistas variou entre 2 e 4 dias, impulsionando diretamente a economia local.

*Mais dados no fim do mês*

As pesquisas - cujos dados ainda serão consolidados após o fim do ciclo junino, no fim do mês - foram realizadas entre os dias 20 e 24 de junho. Elas serão alocadas no Observatório do Turismo de Pernambuco e vão subsidiar estratégias de promoção e desenvolvimento de políticas públicas no setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias