Domingo, 13 de Julho de 2025
21°C 27°C
Olinda, PE
Publicidade

SÃO JOÃO GERA UMA EXPLOSÃO DO TURISMO NO INTERIOR: A OCUPAÇÃO ULTRAPASSA 99% EM MUNICÍPIOS DO AGRESTE E SERTÃO PERNAMBUCANO

Pesquisas do Observatório do Turismo de Pernambuco revelam expectativa de ocupação hoteleira total em polos como Caruaru, Gravatá, Arcoverde e Petrolina durante o ciclo junino.

Por: Redação Fama Fonte: redação famamax
22/06/2025 às 10h18 Atualizada em 22/06/2025 às 10h29
SÃO JOÃO GERA UMA EXPLOSÃO DO TURISMO NO INTERIOR: A OCUPAÇÃO ULTRAPASSA 99% EM MUNICÍPIOS DO AGRESTE E SERTÃO PERNAMBUCANO
Foto: Arthur Marrocos

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur-PE) divulgou nesta quinta-feira os dados de expectativa de ocupação hoteleira para o período do São João 2025 e celebra o bom desempenho em diversos municípios do estado. Levantamentos realizados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, vinculado à Setur-PE e Empetur, indicam que cidades do Agreste e do Sertão, reconhecidas como polos tradicionais do ciclo junino, devem atingir taxa de ocupação próxima ou igual a 100%.

No Agreste, destacam-se Caruaru, Gravatá, Limoeiro, Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe, todos com 100% de ocupação prevista, com permanência média variando entre 2 e 4 dias. Em Gravatá, por exemplo, a taxa plena é acompanhada de uma das mais altas permanências médias: 3,4 dias. Bezerros também apresenta alta performance, com 97,5% de ocupação.

Esses números comprovam a força do São João como vetor estratégico para o turismo no nosso estado. Temos a maior festa popular do Brasil, distribuída em diversos polos regionais. Isso movimenta a economia, gera emprego e projeta Pernambuco nacionalmente. Esse resultado não é por acaso. É fruto do planejamento e do compromisso da gestão liderada pela governadora Raquel Lyra, que tem dado destaque ao interior para as ações de desenvolvimento”, afirma o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, também comenta:

“O São João é um grande momento no calendário turístico de Pernambuco, com festas espalhadas por praticamente todas as regiões do estado. Essa celebração, enraizada na nossa cultura, gera um impacto direto na economia: temos hotéis com ocupação próxima de 100%, toda a cadeia do turismo sendo movimentada e mais de 50 setores da economia beneficiados. É um momento em que Pernambuco reforça suas tradições e projeta sua cultura para o Brasil e o para o mundo”.

No Sertão e em outras regiões, o cenário também é positivo. Municípios como Petrolina, Arcoverde, Bom Conselho, Garanhuns, Pesqueira e Triunfo devem atingir a ocupação total, confirmando o crescimento da atratividade turística no interior do estado durante o São João. Outro destaque é Carpina, que atinge 100% de ocupação, superando os 95% do ano anterior.

*Pernambuco também avança nos indicadores nacionais*

Além do desempenho local, os dados divulgados pelo IBGE reforçam o crescimento das atividades turísticas em Pernambuco. O estado apresentou uma alta de 3,9% no volume de serviços turísticos em abril de 2025 em relação a março, e um crescimento acumulado de 2,5% no primeiro quadrimestre de 2025 na comparação com o mesmo período de 2024. No recorte de longo prazo, o crescimento do volume entre 2019 e 2025 foi de 9,0%.

A receita nominal das atividades turísticas no estado também avançou. Entre janeiro e abril de 2025, Pernambuco registrou alta de 9,8% em comparação ao mesmo período de 2024. Em relação a abril e março deste ano, a variação foi positiva em 1,6%. Já no comparativo entre 2019 e 2025, a receita nominal teve um salto expressivo de 53,3%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias