Quinta, 19 de Junho de 2025
24°C 25°C
Olinda, PE
Publicidade

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ANUNCIA ENTREGA HISTÓRICA DE MAIS DE MIL TÍTULOS DE PROPRIEDADE PARA FAMÍLIAS DO RECIFE

Serão contempladas comunidades nos bairros de Água Fria, Bola na Rede, Brejo da Guabiraba, Buriti, Mangabeira, Passarinho, Roda de Fogo e Sancho/Totó.

Por: Redação Fama Fonte: Redação famamax
09/06/2025 às 16h12 Atualizada em 09/06/2025 às 19h41
GOVERNADORA RAQUEL LYRA ANUNCIA ENTREGA HISTÓRICA DE MAIS DE MIL TÍTULOS DE PROPRIEDADE PARA FAMÍLIAS DO RECIFE
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Mais de mil famílias do Recife serão beneficiadas com a entrega de títulos de propriedade realizada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira (9), durante a abertura da Semana Solo Seguro – Favelas e Núcleos Urbanos, promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça, na capital pernambucana. A ação histórica, realizada por meio do programa Morar Bem PE, representa a maior operação de regularização fundiária já promovida pela gestão estadual. 

Um lar é onde a pessoa constrói seu sonho e vive com a sua família. Durante essa semana, iremos entregar mil títulos de propriedade nas comunidades do Recife. A dificuldade e incerteza sobre a segurança dos títulos de propriedades têm endereço, é nas periferias das nossas cidades. No Recife, temos feito um trabalho muito forte, como já entregamos na comunidade do Bode, por exemplo, e em diversos outros locais da Região Metropolitana. Outras comunidades receberão a visita do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça para que a gente faça a diferença na vida de mais famílias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os títulos foram regularizados pela Perpart, estatal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), e serão entregues gratuitamente entre os dias 10 e 12 de junho, diretamente nas comunidades e na sede da empresa. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a iniciativa garante segurança jurídica e dignidade para os moradores.

São famílias que esperam há décadas essa regularização fundiária. O Governo do Estado decidiu colocar a habitação como uma política prioritária. Estamos virando a chave da cidadania para milhares de vidas que viviam na insegurança jurídica através de uma política habitacional robusta e concreta”, afirmou a titular da pasta.

Desde 2023, a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) já conseguiu regularizar mais de 10,4 mil imóveis em todo o Estado e tem mais 40 mil títulos em andamento.

“A regularização tão aguardada por essas famílias será entregue, através do título de propriedade, ao longo desta semana. A entrega será simultânea em vários bairros da capital, mostrando o compromisso do Governo de Pernambuco com a regulação fundiária, que é um dos pilares do programa Morar Bem”, ressalta o presidente da estatal, Francisco Amaral. Ele acrescenta que as famílias beneficiadas vão receber suas escrituras sem custos.

SEMANA SOLO SEGURO – O Tribunal de Justiça de Pernambuco vai entregar, durante esta semana, cerca de cinco mil títulos de propriedades às famílias pernambucanas através do Programa Moradia Legal. 

O Juiz Assessor Especial da Presidência do TJPE, Gleydson de Lima Pinheiro, destacou a importância da articulação entre os poderes para garantir cidadania às famílias pernambucanas.

“O Tribunal de Justiça já tem esse programa há três gestões e, com a adesão do Governo do Estado, a iniciativa ganhou uma outra dimensão, fazendo uma verdadeira transformação social, não só entregando título, mas entregando dignidade e melhoria jurídica e social para a população”, enfatizou.

Estiveram presentes na solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira; o presidente da Condepe/Fidem, André Fonseca; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira; o primeiro vice-presidente do TJPE, desembargador Fausto Campos; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Daisy Andrade; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; e o prefeito de Panelas, Ruben Lima, representando a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias