A governadora Raquel Lyra participou, na manhã desta sexta-feira (6), da aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco 2025. A cerimônia, realizada no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), marcou o início da formação da segunda turma do último concurso da PMPE, com 197 cadetes, sendo 154 homens e 43 mulheres.
O CFO faz parte do programa Juntos pela Segurança, que está promovendo o maior investimento da história da segurança pública em Pernambuco. Ao todo, mais de R$ 2 bilhões estão sendo aplicados em estrutura, inteligência, equipamentos e formação de novos profissionais.
“Daqui a 12 meses, esses homens e mulheres estarão tomando posse para nos ajudar no desafio de fazer de Pernambuco um estado mais seguro”, destacou Raquel Lyra, durante a solenidade.
*Curso prepara novos oficiais*
O CFO é coordenado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE e tem duração de cerca de 12 meses, com uma carga horária total de 1.886 horas/aula. A grade curricular inclui 52 disciplinas, como Gestão de Pessoas, Sistema de Segurança Pública, Direitos Humanos, Comando e Liderança, Tiro Policial e Saúde Mental.
Ao final do curso, os cadetes estarão aptos a assumir o posto de 2º tenente, iniciando a carreira como oficiais da Polícia Militar.
*Reforço no efetivo*
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, até o fim de 2025, o Estado contará com mais 5.250 novos policiais militares, o que representa aproximadamente um terço do efetivo atual da PMPE.
“O Governo de Pernambuco está comprometido com a ampliação e fortalecimento das forças de segurança. Hoje é mais um dia marcante nessa trajetória”, afirmou o secretário.
*Turma histórica*
O comandante da PMPE, coronel Ivanildo Torres, enfatizou que a turma iniciada nesta sexta é a maior da história da corporação.
“É uma turma histórica, com número recorde de cadetes. Um passo essencial para a recomposição dos nossos quadros e para o fortalecimento da segurança em Pernambuco”, disse.
*Emoção e expectativa*
Entre os cadetes, o clima era de emoção e expectativa. Márcio de Lima Souza, de 37 anos, natural da Paraíba e residente em Santa Cruz do Capibaribe, comemorou o início da formação.
“Me preparei por cinco anos para estar aqui. É a realização de um sonho. Cresci vendo meu pai como policial militar, e agora estou seguindo esse caminho com orgulho”, declarou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti; o secretário executivo de Gestão Integrada da SDS, Enéas Leite; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli; o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Leite; e a desembargadora Daisy Andrade, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.