A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra , anunciou nesta sexta-feira (6) que a obra de duplicação da BR-232 até Serra Talhada, no Sertão, será realizada em quatro etapas, com a primeira contemplando o trecho entre São Caetano e Belo Jardim, no Agreste Central. O anúncio foi feito durante a cerimônia de inauguração da nova unidade de Reciclagem e Metais do Grupo Moura, em Belo Jardim, com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE), o projeto da primeira etapa está em fase de elaboração e a licitação será lançada após a conclusão dos estudos. O valor estimado do trecho inicial é de R$ 256 milhões, com recursos garantidos por meio do Novo PAC, programa do governo federal.
Em seu discurso, Raquel destacou a importância estratégica da obra para a economia do estado.
“Essa é uma obra muito aguardada, sonhada há muitos anos pelos pernambucanos e fundamental para impulsionar nossa economia. É garantindo estrada de qualidade, mais água e estabilidade jurídica que vamos gerar empregos, atrair investimentos e melhorar a vida da nossa gente”, afirmou a governadora.
A cerimônia também marcou a entrega do novo complexo industrial de reciclagem do Grupo Moura, que contou com R$ 850 milhões em investimentos. A unidade irá dobrar a capacidade de reciclagem de chumbo da empresa, utilizando insumos de baterias usadas e reforçando o compromisso com a economia circular. O empreendimento gerou 300 empregos diretos e indiretos na região.
Durante o evento, Alckmin destacou a relevância do setor industrial do Agreste para o país.
“Cerca de 60% das baterias veiculares do Brasil vêm do Agreste pernambucano. Essa nova planta é um exemplo de inovação e sustentabilidade no setor automotivo”, disse o presidente em exercício.
Também participaram da solenidade o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira; o senador Fernando Dueire; os prefeitos João Campos (Recife), Rodrigo Pinheiro (Caruaru), Josué Mendes (Agrestina) e Gilvandro Estrela (Belo Jardim); além do deputado federal Mendonça Filho, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e do presidente do Conselho da Rede Moura, Paulo Sales.